Ranking de Reclamações 2012

10/04/2012 | Coluna: Direitos do Consumidor

Ranking de Reclamações 2012

No primeiro trimestre de 2012, o Grupo Itaú lidera o ranking online das 30 empresas que mais geram reclamações à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O ranking, atualizado diariamente, e disponível no site do Procon-SP, aponta que o Grupo Itaú, formado por 20 empresas, gerou 2.647 atendimentos este ano e resolveu 91% dos casos na fase preliminar do atendimento, quando o Procon -SP emite a "Carta de Informações Preliminares" para buscar solução junto ao fornecedor.

Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o alto índice de solução do Itaú indica que o órgão precisa aperfeiçoar o Serviço de Atendimento ao Consumidor. "A maioria dos casos foram resolvidos quando fomos acionados pelo cliente do banco, isso quer dizer que a instituição poderia investir mais no atedimento feito pelo SAC para evitar o prejuízo ao consumidor e o descontentamento com o serviço prestado".

Depois do Itaú, as empresas Telefônica, Bradesco, Claro e Embratel, são, respectivamente, as empresas que mais geram queixas ao Procon-SP.

A Nextel, que ocupa o 24º lugar no ranking, com 284 reclamações no trimestre, é a empresa que menos resolve o problema do consumidor. Dos casos reclamados, apenas 51% são solucionados quando a Nextel recebe a CIP do Procon-SP.

Lançado no Dia Mundial do Consumidor, 15 de Março, o ranking online divulga no site www.procon.sp.gov.br o nome das empresas mais reclamadas desde Janeiro de 2012 (clicar na opção "Atendimento"), a lista das irregularidades (clicar na lupa) e empresas que fazem parte do grupo de negócios (clicar nas barrinhas). Se quiser saber o índice de casos solucionados pelas empresas basta clicar em "Índice de Solução" ao entrar no ranking.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade. Em Peruíbe, o Procon atende no endereço: Av. Profª Terezinha Rodrigues Kallil, 607 - Estação - Peruíbe/SP, ou pelos telefones: (13) 3453-7770 ou (13) 3453-6102.


Tags: reclamações, procon

Alexandre Tamer Jr.

Alexandre Tamer Jr. é formado em Fiscal de Defesa do Consumidor e Técnico de Atendimento ao Consumidor e Liderança Jovem.

Contato (13) 9745-2183
Twitter - @tamerjr
Facebook - Tamer Junior


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