Como você descarta os materiais que não usa mais em casa?

26/03/2012 | Coluna: Reciclar e Reutilizar

Como você descarta os materiais que não usa mais em casa?

(Foto: sxc.hu)

Aqui trago algumas informações que podem ajudar a mudar a forma como você joga os materiais que não são mais utilizados em casa.

Isopor:

Sim, esse material é reciclável e pode ser colocado junto com os outros objetos e lixos de plástico. Tanto o isopor mais duro quanto os mais maleáveis com os copos e bandejas de alimentos são recicláveis.

Pilhas e baterias:

As embalagens possuem as informações para o descarte ideal das pilhas e baterias. Em algumas lojas também já possuem compartimentos próprios para receber esses materiais. E saiba: os fabricantes são obrigados a fornecer locais apropriados para seu recolhimento após o uso.

Equipamentos eletrônicos:

Antes de jogar, avalie se não é possível doar esse material para outra pessoa. Se não for, algumas ONGs aceitam esse tipo de material como o Comitê para Democratização da Informática que aceita computadores. A USP também recolhe e doa o que pode ser reaproveitado. Se for um aparelho celular, muitas operadoras recebem o aparelho antigo de volta para reciclar.

Lâmpadas fluorescentes:

As lâmpadas fluorescentes ajudam bastante na economia de energia, mas no hora de descartá-la é preciso tomar cuidado para não jogar na lixeira mais próxima, pois elas podem contaminar o meio ambiente com mercúrio. Por isso, é importante pesquisar empresas que façam o processo correto de reciclagem deste material. No site eCycle é possível fazer uma pesquisa de empresas próximas a sua casa que aceitam as lâmpadas e outros tipos de materiais.

Óleo de cozinha:

Depois de comer aquele pastelzinho caseiro ou aquela mandioca frita, não se esqueça de juntar o óleo usado em uma garrafa e separe para doar o material a entidades que reciclam ou produzem o sabão ecológico. O Instituto Akatu tem uma lista nacional de postos de coleta de óleo e a ONG Trevo especializada em coleta e reciclagem de resíduos de óleo também possui uma relação de postos de coleta.

Latas de tinta ou verniz:

Descarte comum - É feito em lixeiras de metais, afinal de contas, estão em latas.

As latas de tinta apesar de serem latas não devem ser descartadas junto com outros metais. Por envasarem substâncias tóxicas é necessário dar um destino diferente para elas. O correto é encontrar instituições que possam receber esses materiais. Faça uma busca no site eCycle para encontrar o local mais próximo da sua casa.

Remédios:

Quando “damos uma geral” na casa, encontramos aquelas caixas de remédios esquecidas com a data de validade já vencida, mas é um erro descartá-las no lixo comum, pois contém substâncias químicas que podem contaminar tanto o solo quanto a água. O correto descarte de medicamentos deve ser feito com a própria embalagem e entregues nos centros de atendimento público de saúde, postos de saúde, etc.

Borrachas e pneus:

Outra grande dificuldade hoje em dia é destinar corretamente os pneus velhos. Pensando nisso as empresas Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli criaram em 1999 a ReciclaNip, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo coletar e destinar de forma correta os pneus no país - no site você pode encontrar alguns postos de coletas. Outra dica é utilizar o site eCycle para encontrar pontos próximos a sua residência.


Tags: descarte ecológico, lixo, materiais recicláveis, postos de coleta

Debora Satiyo

Formada em publicidade e propaganda, atualmente trabalha com comunicação e internet. Gosta de plantas e animais mas não é especialista, por isso, compartilha na web algumas ideias e dicas de como preservar o meio ambiente no dia-a-dia.

http://www.bollazul.com.br

Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.