Ecodesign é a tendência

13/07/2012 | Coluna: Reciclar e Reutilizar

Cercadinho (eco-móvel foi projetado por Paulo Alves com madeira reciclada)

Cercadinho (eco-móvel foi projetado por Paulo Alves com madeira reciclada) (Foto: Marcenaria São Paulo)

A sustentabilidade também está virando uma tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design de ambientes, com o objetivo de criar ou recriar produtos e sistemas que reduzam o uso de recursos naturais e que minimizem o seu impacto ambiental.

Apesar de hoje ser uma tendência, essa ligação não é tão nova como parece. A preocupação com o uso consciente dos materiais dentro da arquitetura já foi considerada na década de 70 com o americano Victor Papanek.

 

Mas como funciona o ecodesign na prática?

O ecodesign permite a exploração de novos conceitos de produtos, sistemas, serviços através da utilização de materiais de construção sustentáveis, reaproveitamento de materiais como pisos, móveis reformados, utilização de objetos antigos para fazer novos objetos decorativos, entre outros. Nessa hora o que importa é soltar a criatividade!

Aqui vão alguns princípios do Ecodesign:


Tags: ecodesign, design ecológico, design sustentável, reutilização, reaproveitamento, impacto ambiental

Debora Satiyo

Formada em publicidade e propaganda, atualmente trabalha com comunicação e internet. Gosta de plantas e animais mas não é especialista, por isso, compartilha na web algumas ideias e dicas de como preservar o meio ambiente no dia-a-dia.

http://www.bollazul.com.br

Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.