Bloco das Virgens abre carnaval peruibense há mais de 20 anos

01/02/2012 | Editoria: Carnaval

Com mais de 20 anos de tradição, o Bloco das Virgens, de Peruíbe, se destaca por só aceitar inscrições masculinas e todos eles vestidos de “mulherzinha”

Bloco das Virgens abre carnaval peruibense há mais de 20 anos

Carnaval é uma data de alegria e diversão. As cidades se preparam para receber turistas e animar os munícipes. Em Peruíbe não poderia ser muito diferente. Como todos os anos, moradores, turistas e veranistas se preparam para desfilar nos blocos da cidade. Um dos blocos mais famosos do município, o Bloco das Virgens, chama a atenção por trazer homens vestidos de mulheres.

O bloco, cujo nome original é “Bloco Carnavalesco Caricato Virgens de Peruíbe”, começou na informalidade. Formado por 15 amigos que residiam na mesma rua no centro da cidade, eles saíam pelas ruas, até o Bairro da Estação, munidos de instrumentos de percussão e vestidos de mulher. Em 1991, o bloco ganhou popularidade no município e, com isso, o número de foliões foi crescendo.

Desde o começo as “virgens” de Peruíbe abrem o carnaval da cidade, com um desfile que acontece sempre no sábado de carnaval. Atualmente, o bloco arrasta uma média de 10 mil foliões, num ambiente bem familiar que reúne crianças e adultos. Todo ano a concentração é em frente ao Terminal Rodoviário, a partir das 14 horas. Porém, a partida acontece por volta das 16 horas, passando pela Avenida 24 de Dezembro, São João, Padre Anchieta e finalizando na Avenida Governador Mario Covas Junior, avenida da praia.

Bloco das VirgensDurante o trajeto é distribuído água, refrigerante e cerveja. Mas, a cerveja é apenas para os participantes. E os participantes precisam ser homens. Mulher só pode acompanhar o bloco. Já os meninos podem inscrever no local da concentração mesmo, basta chegar lá vestido de mulher e fazer a inscrição, doando 1kg de alimento não perecível. Assim que a pessoa se inscreve, ela recebe uma pulseira de identificação e mais algumas fichas para a retirada de cerveja. Os alimentos arrecados são doados para instituições de caridade de Peruíbe.

O encerramento da festividade acontece com a escolha da melhor fantasia. Mas é preciso que a “virgem” chegue montada até o palco na Praia do Centro. Além disso, só vale quem fizer o trajeto completo do desfile do bloco.

O bloco conta com o apoio da Polícia Militar, patrocinadores e Prefeitura de Peruíbe, que disponibiliza o trio elétrico. Para manter a ordem e evitar confusão durante o percurso, são contratados 50 seguranças uniformizados e treinados. Vale lembrar que o bloco não enfatiza a pornografia, somente a alegria e diversão.

Fotos: Bloco das Virgens 2012

Ir para a Galeria de Fotos e ver todas as 281 fotos

Fotos: Bloco das Virgens 2012 – por Alexandre Falcão e Janaina Campos

Ir para a Galeria de Fotos e ver todas as 61 fotos

Tags: bloco de carnaval, bloco das virgens, carnaval 2012

Tamires Mieko Oliveira

Tamires Mieko é Jornalista formada pela UniSantos. Vive atenta aos esportes, moda e assuntos diversos. E, ainda assim, sempre arruma um tempinho para atualizar suas contas nas redes sociais.

 


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.