Você sabe como são eleitos os candidatos a vereador?

17/09/2012 | Editoria: Eleições 2012

Entenda como funciona o processo de eleição de um vereador e as diferenças da eleição majoritária para a eleição proporcional

Sempre imaginei que nas eleições ganham os candidatos que recebem mais votos, mas depois de algumas pesquisas, descobri que esse negócio é mais complexo do que parece.

O sistema eleitoral do Brasil é separado separado em eleição majoritária e eleição proporcional.

Na eleição majoritária, cada partido tem só um candidato, e ganha quem receber mais votos da população.  É usada para elegermos candidatos a presidente, governador, prefeito e senador.

Para elegermos deputados e vereadores, é utilizado o sistema de eleição proporcional, onde cada partido obtém um número de vagas proporcionais à soma dos votos em todos os seus candidatos, e estas vagas são distribuídas, aos candidatos mais votados daquele partido ou coligação.

Para entender melhor esse sistema, temos que fazer algumas continhas: é preciso determinar o quociente eleitoral, dividindo a soma dos votos válidos (total de votos excluindos os votos brancos e nulos) pelo número de cadeiras; Depois os quocientes partidários, dividindo a votação de cada partido (votos nominais + legenda) pelo quociente eleitoral. É esse quociente partidário que define a quantidade de cadeiras que cada partido pode ocupar na Câmara, ou seja, somente os partidos que alcançaram o quociente eleitoral podem concorrer à distribuição de lugares.

Veja na página do Tribunal Regional de São Paulo um passo a passo explicando como é feita a distribuição das cadeiras nesse sistema proporcional

 

Resumindo


Tags: eleições 2012, vereador

Cleide Verni

Bacharela em Ciências da Computação pela Universidade de São Caetano do Sul, é amante da natureza e de Peruíbe, adora curtir a família, caminhar pela Praia do Centro e pescar no Guaraú. Até hoje não conseguiu entender as pessoas que jogam lixo nas praias e agridem o meio em que vivem...

http://www.facebook.com/cleideverni

Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.