Alckmin inaugura projeto turístico em Peruíbe

31/10/2011 | Editoria: Cidades

Projeto de peregrinação pelo litoral paulista vai de Peruíbe a Ubatuba; inauguração terá presença de Nuno Leal Maia, Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli,  O governador Geraldo Alckmin inaugura, nesta quarta-feira (14), no Entreposto de Pesca, em Peruíbe, a primeira ação do projeto Caminha São Paulo: a rota “Passos dos Jesuítas – Anchieta”. Trata-se de um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba,

Alckmin inaugura projeto turístico em Peruíbe

"Passos dos Jesuítas - Anchieta" é uma rota inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI e com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta.  O ator Nuno Leal Maia interpretará o jesuíta homenageado em um ato teatral e percorrerá um trecho do caminho durante a inauguração.   Também confirmaram a participação no evento o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli,

Na cerimônia de abertura, a Secretaria de Turismo também vai disponibilizar uma arquibancada para 500 pessoas, que poderão prestigiar a saída dos primeiros participantes do projeto.

Rota

O caminho possui uma rota alternativa, que começa em Cubatão, outras naturais que permitem ao turista conhecer vários pontos históricos da região. Tudo sempre indicado por placas e avisos, que permitem que o visitante faça seu passeio ou sua peregrinação com segurança e precisão.

Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br, que será lançado junto com o projeto. Na inscrição, o caminhante recebe um código de barras para ser trocado por um cartão inteligente em um dos postos de troca. Esses postos serão instalados, normalmente, nas secretarias municipais e postos de informação turística das cidades participantes.

O cartão servirá como identificação para que o caminhante receba descontos em pousadas e restaurantes. Ele contém um chip que, ao ser passado por pórticos eletrônicos espalhados pela rota oficial, registra a passagem na página pessoal do usuário no site.  Essa página terá um espaço em que o usuário poderá escrever relatos, publicar fotos e compartilhar sua experiência com outros participantes do Caminho.

Registrada a passagem do viajante por ao menos 12 pórticos, o site gera automaticamente um certificado on-line para ser impresso no portal: o “Jesuit Magna”. Além disso, durante a caminhada, os parentes e amigos podem ter acesso aos locais por onde o andarilho passou, por meio de sua página personalizada e os registros feitos pelo cartão inteligente.

O portal também vai ter produtos à venda na “Loja do Caminhante”, como bonés, camisetas anti-suor (dry-fit), mochilas, cajados, medalhões e até chapéus australianos. Tudo personalizado.

Segundo o secretário de Turismo, Márcio França, em breve serão criadas outras rotas dentro do Caminha SP, mais focadas em cidades no interior. Os homenageados podem ser o Borba Gato, o Padre Manoel da Nóbrega, o Fernão Dias, ou outras personalidades que contribuíram para o desbravamento de São Paulo.

“O Passos dos Jesuítas é uma redescoberta do litoral paulista e suas belezas. Todos os municípios participantes já estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. É um incentivo à hotelaria, ao comercio e à integração da região do litoral como um todo”, diz o Secretário.

Lançamento: Passos dos Jesuítas – Anchieta

Horário: 10h

Endereço: Av. Governador Mário Covas, esquina com a Av. Padre Anchieta


Tags: geraldo alckmin, passos dos jesuítas, anchieta, nuno leal maia


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.