Carro com som alto é infração grave

27/02/2012 | Editoria: Cidades

A multa para os donos de veículos com som acima de 80 decibéis é de R$127,00

Nesta época de festas e comemorações, muitos turistas descem a serra para curtir os dias de calor nas cidades do litoral paulista. E, com eles vêm junto a bagunça e a perturbação do sossego, sem contar o lixo que muitos deixam espalhados pela cidade e praias.

Em Peruíbe, entre festividades de final de ano e carnaval, muitos turistas e alguns moradores, aproveitam para curtir a “balada” ao ar livre. Carros equipados com aparelhos sons e auto-falantes potentes, tocam diversos tipos de música em volumes estridentes.

Muitas reclamações, sobre o abuso do som alto, são feitas junto a Polícia Militar. E segundo a PM, nesta época do ano eles recebem muitas ocorrências deste tipo, mas, muita vezes, recebem chamados de casos urgentes e de maior gravidade, por isso, nem sempre podem atender todas as reclamações sobre som alto.

Porém, a PM garante que, sempre que há viaturas disponíveis, eles atendem esse tipo de chamado. A primeira abordagem ao infrator é feita como forma de orientação. Porém, em alguns casos, a polícia vira as costas e o som retorna. Então, a segunda abordagem já é realizada a autuação do veículo.

Nas proximidades dos quiosques onde as pessoas se juntam para baladalar ao ar livre, há placas que indicam que o volume do som não pode ultrapassar 100 decibéis.

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Departamento de Trânsito, informou que as placas instaladas perto desses quiosques devem ter sido adulteradas. Pois segundo o Código Nacional de Trânsito o limite máximo permitido é de 80 decibéis. O valor da multa para quem infringir a lei é de R$ 127 e cinco pontos na CNH, pois é considerada infração grave.

As pessoas podem denunciar esse tipo de infração diretamente no Setran de Peruíbe, pois os agente municipais de trânsito também podem lavrar multas desse tipo. O telefone do Setran é 3455-5406.


Tags: som alto, infração, Código Nacional de Trânsito, multa, grave

Tamires Mieko Oliveira

Tamires Mieko é Jornalista formada pela UniSantos. Vive atenta aos esportes, moda e assuntos diversos. E, ainda assim, sempre arruma um tempinho para atualizar suas contas nas redes sociais.

 


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.