Aparecida da Conceição Souza, “mãe de Peruíbe”

31/10/2011 | Editoria: Personagens da Cidade

Moradora de Peruíbe desde 1963, Aparecida da Conceição Souza é conhecida por realizar o parto de centenas de peruibenses ao longo de sua vida.

Aparecida da Conceição Souza

Aparecida da Conceição Souza

Beirando os 90 anos, a parteira lembra com dificuldades as datas e outros números exatos. Mesmo assim afirma que todas as lembranças de sua vida se passaram por aqui.

Aos 18 anos, Dona Cida iniciou seu ofício, inexperiente, pela necessidade que o vilarejo tinha de alguém que prestasse esse serviço. Após o primeiro trabalho Dona Cida não parou mais, adquiriu conhecimento em prática e passou a maior parte de sua vida indo as casas para literalmente povoar o que viria a se tornar a cidade de Peruíbe. Naquela época, ela conta que aqui era apenas distrito de Itanhaém, onde não haviam ruas, apenas pequenas trilhas pelo mato, poucas casas de madeira ou pau-a-pique.

Dona Cida relata que nunca saiu de Peruíbe porque sempre gostou e já criou suas raízes aqui. Saia apenas quando havia a necessidade de se consultar com um médico. Na época tinha que pedir um carro para ir pra Santos pela praia. Tão pouco explorou as redondezas da cidade, como exemplo, visitou apenas uma vez a praia do Guaraú, indo de canoa.

Seu orgulho é saber que das centenas de partos realizados nunca houveram complicações que levaram alguma criança à morte. Dona Cida foi a primeira parteira do Departamento de Saúde do Município, passando pelos governos de Sodré e Georghe Popescu em seu ofício pela Prefeitura.

Hoje a parteira leva uma vida pacata em sua pequena, humilde e aconchegante casa, onde divide teto com sua neta e se lembra dos 10 filhos que teve, em que curiosamente o parto de todos foi realizado por ela mesma. Infelizmente o tempo levou metade de seus descendentes e seu único marido em que se casou antes de seus 18 anos.

Francisco Souza era funcionário da empresa de transportes ferroviários, a Sorocabana. Ele era vindo do Amazonas e se conheceram em um baile, realizado na casa de uns amigos em comum, aqui nesse antigo vilarejo.

Fazendo um balanço de sua trajetória, essa personagem de nossa cidade declara que se sente muito orgulhosa de tudo o que viveu em sua vida e por ter acompanhado o crescimento de Peruíbe, que para ela, a cidade evoluiu muito em tão pouco tempo.

Apesar de pouco se lembrar quantos e quem foram as crianças que ela mesma ajudou a trazer ao mundo, Aparecida da Conceição Souza encerra seu depoimento com um leve sorriso emocionado ao confessar que se sente “mãe de metade dessa cidade”.

01 02 03 04 05 06 07

Fotos: Fotos de Aparecida da Conceição Souza, a mãe de Peruíbe

Ir para a Galeria de Fotos e ver todas as 12 fotos

Tags: Aparecida da Conceição Souza, parteira, mãe de peruibe


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.