Peruíbe comemora semana do índio com jogos e festividades indígenas

Peruíbe comemora semana do índio com jogos e festividades indígenas
3,0
de 1 avaliações (Avalie)

17/04/2012 | Editoria: Variedades

Evento acontece na Aldeia Nhamandu Mirim entre os dias 21 e 22

No destaque, equipe masculina de futebol da Aldeia Nhamandu Mirim

No destaque, equipe masculina de futebol da Aldeia Nhamandu Mirim

Para comemorar o dia do índio, celebrado no dia 19 de abril, a Prefeitura de Peruíbe, através do Departamento de Esporte e Lazer e a Aldeia Nhamandu Mirim, localizada na Estância Santa Cruz, Terra Indígena Piaçaguera, promovem nos dias 21 e 22 os Jogos e Festividades Indígenas de Peruíbe.

O evento prevê um torneio esportivo e manifestações culturais de tradição indígena e contará com a participação de aldeias de São Paulo, Litoral e Vale do Ribeira.

Dia 21

A programação começa às 9:00h com a abertura cultural e entrada da bandeira do Brasil, roda de confraternização de todas as aldeias com benção do txeramõe e canto coletivo musical. Haverá em seguida, falas do cacique e líderes.

A abertura do torneio acontece com guerreiras da aldeia Nhamandú disputando o Cabo de Guerra. O sorteio das chaves e inicio dos torneios masculino e feminino de futebol serão realizados ainda antes do almoço, previsto para o horário das 12 às 13 horas.

Às 13:30h acontece o torneio de arqueiros do Nhamandú Miriim, assim como a continuação da primeira fase do torneio de futebol e, na seqüência, homenagens diversas. Uma programação cultural acontece após o jantar, às 19:30h com apresentação do DVD Fortalecendo As Raízes  Culturais Aldeia Nhamandú Mirim e se estende até a meia noite com fogueira, apresentações artísticas e baile dançante.

Dia 22

A programação do dia 22 começa com o café da manhã, seguida da apresentação do Cabo de Guerra masculino - guerreiros do Nhamandú Mirim. A seqüência traz uma roda de confraternização com a música Imagem da Selva.

Será observado 1  minuto de silêncio, após a fala do cacique, em homenagem aos grandes líderes que fizeram parte das grandes conquistas  do povo local. Ainda pela manhã, acontece o final do torneio de futebol masculino e feminino.

O evento se encerra com premiação das competições e manifestações finais dos participantes.


Tags: festas indígenas, dia do índio, peruíbe


Comentários

Avaliação dos Internautas

Cleide Verni - 17/04/2012 | 11:45 Gostei

legal



Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.