Dicas dos Bombeiros para passar o verão numa boa

13/02/2012 | Editoria: Verão

Com a chegada do carnaval nossas praias recebem milhares de turistas, além dos moradores locais, então confira as dicas de segurança do Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros e tenha apenas as fotos e marcas do bronzeado como lembrança das praias de Peruíbe neste carnaval.

Dicas dos Bombeiros para passar o verão numa boa

Água no umbigo, sinal de perigo – muitas pessoas gostam de ir para a praia e ficar com água até a altura do peito, mas isso é muito perigoso pois você pode ser surpreendido por uma onda ou ser puxado pela maré. Mantenha o nível da água sempre abaixo do umbigo, ok?

O que fazer se não der pé – se sentir o mar puxando, mantenha a calma e nade paralelamente à costa, até conseguir ajuda de alguém próximo a você.

Não confie em bóias – bóias espaguetes e outros flutuadores parecem te ajudar, mas aumentam o risco de acidentes por afogamento, além de dificultar o trabalho dos guarda-vidas se for preciso socorrê-lo.

Não entre no mar se ingerir bebidas alcoólicas – aquele choppinho a mais faz muita diferença, pois retarda em 2 segundos o tempo de reação do cérebro. Consuma bastante água de coco, sucos de frutas ou água mineral e desfrute ao máximo os bons momentos na praia.

O verão pede refeições leves - Comer demais e nadar pode causar congestão, então espere cerca de 2 horas antes de entrar no mar ou praticar esportes.

Neste verão nada de criança perdida – os guarda-vidas distribuirão pulserinhas coloridas para te ajudar a tomar conta de suas crianças. Mas só quem tem criança em casa sabe que não dá para descuidar um segundo da molecadinha que eles já somem de vista. Então mesmo com as pulserinhas, não vamos tirar os olhos de nossos pequenos, combinado?

Curta o mar, mas fique longe de pedras e costeiras, você pode ser levado pela corrente -  Aqui em Peruíbe temos algumas praias com canal para passagem de barcos, como a praia do Costão e a praia do Guaraú, e praias com elevações rochosas como a Prainha, praia do Arpoador, e praia do Costão. Eles dão um toque na beleza das praias, mas evite nadar próximo à estes pontos, pois  a correnteza costuma ser muito forte ao redor das pedras.

Correntes de retorno: a maior causa dos afogamentos - locais que parecem um corredor onde as ondas não quebram e com a superfície d’água bastante turbulenta são especialmente perigosos. Fique atento às placas de sinalização de Perigo em alguns pontos da praia, elas não estão lá por acaso.

Para garantir a nossa (banhistas) segurança, o Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros de Peruíbe conta com uma moto aquática (jet ski) e um bote de salvamento que utilizam para percorrer a praia do Centro e a praia do Guaraú até  Barra do Una, além de uma Unidade de Salvamento Aquático e uma viatura de apoio. E neste verão já estão nas praias mais 25 guarda-vidas temporários, contratados por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal e a Petrobrás.


Tags: bombeiros de peruibe, segurança, mar, praia, guarda-vidas, dicas

Cleide Verni

Bacharela em Ciências da Computação pela Universidade de São Caetano do Sul, é amante da natureza e de Peruíbe, adora curtir a família, caminhar pela Praia do Centro e pescar no Guaraú. Até hoje não conseguiu entender as pessoas que jogam lixo nas praias e agridem o meio em que vivem...

http://www.facebook.com/cleideverni

Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.