Ortopedista explica como evitar lesões pela prática de exercícios

01/02/2012 | Editoria: Verão

A prática de atividades físicas de forma errada faz o fluxo nos consultórios médicos aumentar em até 30%, nessa época do ano

Ortopedista explica como evitar lesões pela prática de exercícios

Motivadas pelo calor e por exibir boas formas na praia ou piscina, muita gente começa a praticar algum tipo de exercício físico no verão. Mas, não por acaso, o verão também é a época do ano em que os consultórios de ortopedistas costumam ficar mais cheios. Segundo o Instituto de Ortopedia (IOT) o fluxo dos consultórios aumenta de 20% a 30%, por causa de pacientes que sofrem lesões, seja por despreparo do “atleta”, ou falta de orientação.

Segundo o médico ortopedista da Derm Clean, em Peruíbe, especialista em esportes, Dr. Carlos Augusto Beltrani Filho, no Brasil, o país do futebol, a maioria das lesões ocorrem nos membros inferiores, pois a pratica do futebol e corrida são mais frequentes. “São mais lesões de entorce de tornozelo, muscular, na perna, coxa, interarticuladas, que são lesões no menísco (cartilagem presente na articulação do joelho), e do ligamento”, aponta Beltrani.

No litoral é mais fácil encontrarmos as pessoas correndo, caminhando, jogando frescobol, futebol de areia, vôlei de areia, andando de bicicleta e surfando. Mas nem sempre esses exercícios são orientados por algum profissional da área. Muitas pessoas sabem da importância da atividade física, mas não se preocupam em buscar orientação para começá-las.

“As pessoas não se preocupam em procurar um médico para ver se ela tem alguma doença pré-existente, ou prévia. Caso ela já tiver um problema cardíaco, em uma corrida prolongada pode ocorrer problemas. Ou até mesmo problema de tendinite, ou algum desvio do eixo do membro que pode provocar lesões no joelho”, alerta Beltrani.

O ideal é sempre começar qualquer atividade física aos poucos, sempre respeitando os limites do corpo. Mas também é preciso fazer um alongamento toda vez antes de praticar exercícios para preparar a musculatura e ter uma postura adequada. Mantenha-se sempre hidratado e use roupas leves e adequadas.

 

Dr. Carlos Augusto Beltrani Filho

CRM: 121895

Empresa: Derm Clean Clínica de Dematologia e Medicina Esportiva


Tags: lesões, esportes, dicas, ortopedista, especialista

Tamires Mieko Oliveira

Tamires Mieko é Jornalista formada pela UniSantos. Vive atenta aos esportes, moda e assuntos diversos. E, ainda assim, sempre arruma um tempinho para atualizar suas contas nas redes sociais.

 


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.