Cachoeira do Paraíso

01/01/2000 | Categoria: Cachoeiras

Tobogã natural de pedras da Cachoeira do Paraíso em Peruíbe

Tobogã natural de pedras da Cachoeira do Paraíso em Peruíbe

Localizada a 25 km do centro de Peruíbe, a cachoeira está no caminho entre Guaraú e Una, no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins. É procurada pela inclinação natural, conhecida como Tobogã do Paraíso, que se forma no rio Itinguçu. Sua queda d´água de seis metros de altura é um dos atrativos mais visitados na região.

Tal cachoeira encontra-se no contato entre as morrarias da Serra dos Itatins e a planície costeira, numa altitude de aproximadamente 35 metros.

Durante a alta temporada recebe mais de 3.000 pessoas por dia. O aspecto singular desta Cachoeira é a sua resistência ao uso intenso, permanecendo sempre muito bonita e exuberante.

Naturalidade - Este é um aspecto muito interessante dessa cachoeira. Apesar de ser intensamente visitada em algumas épocas do ano, desde há muito tempo (pelo menos 20 anos), seu aspecto atual é provavelmente muito próximo ao original, nas quedas d’água. Os caminhos e escadas que conduzem aos três pontos da Cachoeira são integrados ao meio, bem feitos e bonitos.

O acesso a Cachoeira do Paraíso é feito pela Estrada Guarau-Una.  Percorrendo-se 15 quilômetros, a direita se encontra o caminho que leva até a área do Estacionamento. A subida até o poço principal é por trilha de 250 metros e a queda d´água tem aproximadamente 6 metros de altura.

 

Visitação

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pela gestão de Unidades de Conservação de São Paulo, limitou desde o dia 16 de dezembro de 2011 a visitação na Cachoeira do Paraíso. O acesso por Peruíbe é controlado em no máximo 270 pessoas por dia para atividades de educação ambiental.

Os ingressos são distribuídos gratuitamente no Portal da Base Operacional Pereque, situado da estrada da Barra do Una, km 13 e são distribuídos por ordem de chegada, ou seja, se acabarem os 270 ingressos às 10h, só serão liberados novos ingressos no dia seguinte, portanto é melhor chegar mais cedo.

Já o agendamento de grupos por agências ou escolas deverá ser feito na sede administrativa da Juréia, pelo telefone (13) 3457-9243 ou e-mail ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br .

Fotos: Cachoeira do Paraíso

Ir para a Galeria de Fotos e ver todas as 51 fotos

Mapa de Localização


Tags: peruíbe, cachoeira, paraiso, juréia, litoral sul, turismo

Audrey Bertho

Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.

http://flavors.me/adybertho

Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.

PeruiBest no Facebook