Parque Turístico da Lama Negra

28/10/2011 | Categoria: Roteiro Urbano

Parque Turístico da Lama Negra

A Lama Negra de Peruíbe é um composto geológico que associa propriedades e elementos de origem marinha e continental, tudo combinado de uma forma especial e particular, enriquecido pelos raios solares de cento e vinte mil anos consecutivos. A origem deste material é uma argila marinha que tem grande peso molecular, acumula-se nas depressões do fundo do mar e tem uma dificuldade muito grande em estabelecer combinações ou mesclas com outros elementos. No caso da nossa jazida, ela se formou após o recuo do mar há milhares de anos atrás e a partir de então esta argila, originalmente estéril e inerte como toda argila, passou a receber material orgânico marinho e continental que foram enriquecendo a base argilosa, com uma substância conhecida como colóide, rica de nutrientes. O que possibilitou a formação de uma rica flora de bactérias e micro algas, que em última análise, é o grande diferencial que torna a Lama Negra de nosso Município completamente especial.






 

O resultado foi esta substância rica em silício, alumínio, enxofre e outros minerais de grande importância para a saúde humana, acrescida de uma riquíssima flora bacteriana, uma grande quantidade de vitaminas, fitormônios e compostos sulfídricos formados pela ação desta flora bacteriana sobre o sulfito presente nas águas marinhas.


A este tipo de material geológico denomina-se Fango e seu uso medicinal e cosmetológico é conhecido como Fangoterapia.
O uso da Lama Negra de Peruíbe teve início em tempos longínquos, perdidos na memória dos tempos e sempre esteve associado a patologias que causam dor e àquelas que atingem a pele.
Esta grande riqueza natural sempre foi utilizada de forma empírica e o conhecimento de seu uso passado de geração a geração. Já há alguns anos, iniciamos uma nova era, a da observação científica, para que se possa aproveitar na totalidade e com segurança todo seu potencial terapêutico.
Os estudos acerca do material foram retomados através da criação do Centro Demonstrativo dos Usos da Lama Negra de Peruíbe, montado na Praia do Centro nos verões de 2002, 2003 e 2004, onde foram realizados mais de dez mil atendimentos a turistas e munícipes, os quais puderam relatar os benefícios obtidos com o uso desta substância, permitindo com isso o avanço das pesquisas. Os desdobramentos mais importantes deste trabalho foram, uma tese de doutorado desenvolvido dentro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, demonstrando a ação desta riqueza de Peruíbe sobre articulações afetadas por artrose crônica e a criação do Complexo Thermal da Lama Negra em nossa cidade, onde até hoje segue o trabalho de uso e estudos, contando com a participação de uma equipe multidisciplinar.

 

Composição química por ordem decrescente de concentração: Silício, alumínio, cálcio, potássio, carbono, enxofre, ferro, magnésio, manganês, sódio, titânio, boro, radônio, tálio, estrôncio, bromo e iodo. Através da combinação destes elementos é possível a formação de mais de quatro mil compostos com atividade terapêutica, que em associação aos microorganismos presentes produzirão os efeitos benéficos deste maravilhoso mineral.

Composição geológica: Argila, quartzo, feldspato, moscovita, estaurolita, magnetita, biotita, cianita, turmalina, epídoto, zarcão, granada, monazita, algita e clorita.

Presença de diatomáceas: Cyclotélla; Aulacodiscos; Concinodiscos; Navícula e Actinoptycus.

Principais indicações:

Estas são as indicações clássicas do uso da Fangoterapia, mas, recentemente, a amplitude de indicações é muito mais vasta, inclusive juntando o Fango a ervas medicinais e água do mar.

Dr. Paulo Flávio de Macedo Gouvea.
Coordenador do Projeto Lama negra de Peruibe.

 

Mais Informações:

(13) 3455 2463
Avenida Mário Covas Júnior, 204

Mapa de Localização


Tags: Parque Turístico da Lama Negra

PeruiBest


Comentários

Avaliação dos Internautas

Para enviar sua avaliação, você precisa registrar-se no Facebook e utilizar o aplicativo do PeruiBest. Obs: o PeruiBest não tem acesso e não salva sua senha do Facebook.

PeruiBest no Facebook